"Quantos conheceram e trataram de perto aquele notável educador, que foi o Dr. Menezes Vieira, em cujo colégio o jovem Alberto Torres fez os seus primeiros estudos, hão de recordar-se do entusiasmo e do amor com que o ínclito mestre falava do seu aluno. Alberto Torres, disse-me ele por vezes, constitui uma das maiores glórias da minha missão de professor. Era que o altaneiro condor mostrara desde cedo o vigor das asas com que havia de alçar-se aos píncaros da cordilheira"(1)Nota do Autor.
Aos 14 anos matriculou-se na Escola de Medicina, com licença especial obtida mediante decreto do governo do Império, curso que abandonou no terceiro ano. Aos 16 anos seguiu para S. Paulo, onde se matriculou na Faculdade de Direito.
2.º — ACADÊMICO DE DIREITO
Tomando assento nos bancos da Academia, manifestou o seu espírito liberal e já preocupado pelos nossos grandes problemas sociais e políticos.
Alberto Torres não tinha ainda 20 anos e já era um guia espiritual, um leader para a mocidade de então, que se lhe grupava em torno, bebendo inspirações para as campanhas políticas e sociais agitadas nos últimos anos do Império. Na quadra da vida em que, geralmente, o homem é levado pelo entusiasmo e pelas paixões, já Alberto Torres tinha diante dos problemas sociais e filosóficos a austera atitude de um pensador. A sua atividade em prol da abolição e da República, os dous grandes ideais da mocidade de então, manifestou-se logo no seio