XVI
APÊNDICE
UMA HISTÓRIA MANUSCRITA DA VICE-PROVÍNCIA DO MARANHÃO
Conduzido pela mão gentilíssima do Sr. Dr. Afonso de Escragnolle Taunay, grande historiador paulista, recebi em maio de 1934, no colégio de São Luis Gonzaga, de São Paulo, a visita do Sr. J. F. de Almeida Prado, bibliófilo e erudito, que andava a escrever uma importante obra sobre os Primeiros Povoadores do Brasil. Traziam um grosso volume manuscrito, em latim, sobre o Maranhão. Confiaram-mo por alguns dias e estudei-o. No livro não vem expresso o nome do autor. Talvez um dia o identifique, quando tratar de propósito essa época. (O autor escrevia já depois de saírem os jesuítas do Brasil, e eu ando agora a escrever a sua entrada lá...). Em todo o caso convém que fique desde já consignada a existência de tal obra e as características que facilitem aquela identificação.
É o que farei aqui, dando, além do título e prefácios da obra, a bibliografia utilizada, e uma rápida síntese do conteúdo.
* * *
Historia / Proprovinciæ Maranoniensis / Societatis Jesu / Pars Prima, / Ortus, et res gestas / Ab anno 1607 / ad 1700 / complectens.