indígenas sul-americanos, para a fabricação de seus vasos:
a) — o da modelação do fundo, obtida pela compressão da massa sobre uma esteira, tábua, ou um pedaço de casco de quelônio;
b) — o do enrolamento, para a formação das paredes;
c) — o da moldagem, pela utilização de cestas ou formas especiais;
d) - o do movimento giratório, executado pelo artista, da direita para a esquerda.
Os melhores produtos da cerâmica brasileira são decorados com desenho, pintura ou ornatos gravados e, algumas vezes, com dois desses elementos simultâneos. Usavam o desenho linear e o desenho em relevo. No desenho linear, o traço dos nossos índios não apresenta geralmente movimento, o dinamismo e a ação raramente aparecem. Resultam da combinação da linha reta com a curva e foram copiados da indústria dos trançados. No desenho em relevo, surgem de preferência figuras de homens, sempre muito feios, mais parecidos com caricaturas que propriamente retratando a nobreza fisionômica da máscara humana. Nessas figuras certos traços são representados, entretanto, com absoluta fidelidade anatômica, o que se observa em alguns detalhes, como seja na contextura do nariz,