Migrações e cultura indígena. Ensaios de arqueologia e etnologia do Brasil

aquilino e perfeito. Também o desenho das linhas em relevo, era uma constante imitação do tecido e da nervura da palha. Da combinação do desenho linear e do desenho em relevo, formaram-se composições que alguns autores chamam de desenho hiperbólico e produzem uma superposição de formas aparentemente geométricas, representando muitas vezes simplificações esquemáticas de figuras de animais, como os sáurios, certos quelônios, etc.

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Na cerâmica deixou o marajoara gravado e desenhado o melhor da sua sensibilidade. O sentido de composição das linhas e da escolha das cores, não deixa nenhuma dúvida para um julgamento. As peças principais, destinadas pelo indígena a uma decoração mais bonita, eram primeiramente revestidas de uma cor clara sobre a qual se aplicavam os motivos ornamentais.

As cores com que o indígena jogava, eram o branco, o vermelho, o preto e o cinzento. A primeira, utilizava como cor auxiliar, da segunda retirava todas as cambiantes, a terceira tinha sempre predominância nas composições e a quarta, finalmente, era aplicada como meia-tinta, para as sombras e, mesmo, na confecção de certos panos dos vasos. Os elementos colorantes empregados pelo indígena,

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