eram o gesso, o urucu,(3) Nota do Autor o caraju,(4) Nota do Autor a oca, o carvão vegetal, o tijuco e outros ingredientes de que extraiam a cor negra. De tribo para tribo, segundo o convívio ou grau de cultura de cada uma, faziam os indígenas modificações na técnica de pintar, sendo que alguns misturavam o leite de sôrva na tinta para torná-la mais brilhante e mais segura. Assim como era a natureza a fornecedora direta dos elementos corantes, também os instrumentos de que se serviam vinham da terra. Toscos, prestavam-se, entretanto, para que o oleiro hábil pudesse dar ao barro as formas mais bizarras, os desenhos mais felizes.
Manejavam, na sua técnica incipiente, vários utensílios, quase sempre fornecidos pela mata: a cuipeua, que era uma cuia chata ou concha; o itapuquiti, pedra de esfregar, geralmente seixo rolado ou caroço de inajá; o espinho de tucuman, empregado na gravação da argila, chamado tainucatapirêra, o que quer dizer, em forma de escama; o dente de cotia que, ligado a um osso, fazia as vezes de buril; a taquara fina, que cortada horizontalmente, servia para traçar os círculos; os pontaletes de madeira ou