Machado de Assis - Estudo crítico e biográfico

e da ideia. Isso, ninguém o sentiu melhor do que Machado de Assis. Autodidata, começando a escrever ainda adolescente, quando ainda não tivera tempo nem meios de estudar bem a língua, notam-se nele a princípio, grandes incorreções.

Foi acusado pelos contemporâneos de não saber ortografia(182) Nota do Autor , e não eram raras as construções viciadas. Mas mesmo então, já a sua frase tinha aquela coesão, aquele nervo, aquela precisão que revelam o escritor nato.

E, porque, sendo brasileiro, tinha uma sensibilidade diferente da do português, e, sendo artista, a necessidade de exprimir em palavras essa sensibilidade, nunca pôde, nem quando o trato dos clássicos lhe escoimou o estilo, escrever como eles escreviam.

E assim, continuando as tradições vernáculas, não desvirtuando a índole da língua, moldou-a ao seu feitio, ao nosso feitio.

Nesse ponto, foi um inovador, o primeiro grande escritor brasileiro; abriu caminho para a nossa geração. No seu tempo, a sua atitude foi de reação. No decurso da sua longa carreira literária, representou contra a incontinência verbal dos românticos, contra a seiscentismo do fim do século, contra a escravização à forma dos parnasianos, a reação da

Machado de Assis - Estudo crítico e biográfico - Página 341 - Thumb Visualização
Formato
Texto