quanto as perturbações, guerras e massacres daqueles tempos infelizes destruíram os monumentos de outras coisas de consequência, quanto mais as notícias de uma família que, não descendendo dos machucas, dos queixadas, dos capiporas, não tinha o seu pedaço de couro de anta com os nomes escritos de seus maiores, piratibás, pagés, carnipecabás. Mas é ponto de fé pia que esta Maria das * * * (era a tataravó de Frei Caneca) havia de ser alguma tapuia, potiguari, tupinambá, senhora de "muito mingau, tipoias, aipim e macaxeiras"; e turbem se foi alguma rainha Ginga, nenhum mal me faz; já está à porta o tempo de muito nos honrarmos do sangue africano".
Também não se possui a data certa do nascimento de Frei Caneca. Sabe-se que tomou o hábito no convento de Nossa Senhora do Carmo em outubro de 1796. Uma efeméride de sua vida, porém, quase fixa a data de seu nascimento. Um breve papal, obtido por intermédio do cardeal Pacca, núncio apostólico em Lisboa, permite ao nosso frade tomar o hábito com vinte e dois anos. Realizada esta cerimônia em 1796, tem-se, que nasceu em 1774, morrendo, pois, com cerca de 51 anos.
Corre publicado um retrato de Frei Caneca. É o que ilustra este volume(9) Nota do Autor. Deve ter sido pintado ou desenhado por ocasião da ordenação, dada a "juvenilidade de suas linhas, O que nele se observa é o traço marcante de um caráter resoluto, de uma inteligência vigorosa, olhar firme e penetrante, nariz grande e grosso, que parece haver sido deformado pelos retoques ou pelo artista que o pintou ou desenhou, e fronte larga. O citado Bernardo