Querendo a Regência, em nome do imperador, remover tais embaraços, que tanto dano causam à religião e à moral pública confiada aos seus ministros;
Manda recomendar a V. Exa. Revma. a mais escrupulosa escolha das pessoas destinadas ao serviço da Igreja que, por suas moralidades e instrução, sejam capazes de lhe servir de ornamento; a severidade em punir canonicamente os que se desviarem das regras; o extermínio de tantos abusos que se tem introduzido no culto público, finalmente o exato cumprimento de seus deveres.
Esperando que V. Exa. Revma. será o primeiro em mostrar, por seu exemplo, quanto respeito consagra aos princípios religiosos que professa, e quanto se empenha em manter intacto o depósito da fé e da moral, que lhe foi confiado; e que obrando desta sorte evitar-se-ão as repetidas queixas contra os párocos, que, em geral, tão mal desempenham o seu ministério.
Deus guarde V. Exa. Revma.
Paço do Rio de Janeiro, em 12 de março de 1832.
Diogo Antonio Feijó".
A elevação moral, o perfeito desempenho da alta missão social do clero era a sua absorvente preocupação, e para isso sacrificava popularidade e proventos. Não perdia oportunidade em mover o coração e a inteligência de quantos podiam auxiliá-lo na enobrecedora tarefa, e poucos dias depois do aviso ao episcopado, se dirigia à assembleia exortando-a a que empregasse o seu prestígio nessa obra de Deus e do Brasil. É comovente o seu apelo, que ainda merece ser lido: