Ensaios brasilianos

pele o animal pôde apresentar modificações do tônus muscular e da coordenação dos movimentos, mas não se apresenta no estado de profunda apatia que caracteriza a ablação total".

Depois de mostrar que o estado de torpor não deriva do choque, nem de qualquer substância segregada, acentuais que "a apatia das rãs é devida à ausência de excitações do mundo exterior. Os sentidos da visão e da audição sendo muito rudimentares na rã, o animal recebe pela pele as excitações necessárias para manter o sistema nervoso em estado de excitabilidade normal, para conservar o que se pode chamar o tônus do sistema nervoso".

Assim como a corda do violino só se torna capaz de vibrar, nas notas desejadas, depois de estar suficientemente distendida, no tônus, que para os músicos é a afinação, o sistema nervoso precisa também de certo grau de tensão fundamental específica. Na vossa descoberta a pele e os outros órgãos dos sentidos afinados o sistema nervoso para que ele possa vibrar nas reações que a vida impõe.

Será pois, verdade que os poetas pressintam de longe, o que a ciência há de verificar?

Tu n'as jamais eté dans tes jours les plus rares,

Qu'un banal instrument sous mon archet vainqueur.

Et comme un air qui sonne au bois creux des guitarres,

J'ai fait chanter mon réve au vide de ton coeur...


Numa página de Balzac as mulheres são como o violino de que um virtuose tira melodias sublimes. Que pode dar um stradivarius nas mãos de um gorila?

Escrevi há pouco e agora quero repetir, depois de reler os vossos trabalhos: a pele é uma das maravilhas da história natural.

Ensaios brasilianos  - Página 248 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra