Ensaios brasilianos

desejaria encontrá-las em todos os seus companheiros. Quanto às questões religiosas o caso era outro, "besonders mit der Richtung des Doktors"... (15)Nota do Autor.

Blumenau era representante do espírito ordeiro, pacato e seguro, que serve de esteio às sociedades; Müller encarnava aspirações libertárias do futuro. Compreende-se a restrição.

No rancho travado de cipós, sem mesas, sem cadeiras, sem camas, sem pão, sem carne fresca e sem batatas, sem vinho ou cerveja, na humilde choça, — "das Feuer brennt auf dem Herde Tag und Nacht" (16)Nota do Autor — como se os pioneiros magníficos desejassem, na conservação incansável da chama na lareira, projetar o ardor da sua fé construtora através das gerações, que souberam recolher e aumentar, no brilho desta cidade, a pequena labareda acendida pelo ânimo dos avós.

Viveu Fritz Müller 34 anos em Itajaí, 11 em Desterro: basta isso, diz Alfred Möller, para ver como andou errado E. Haeckel propondo que se o designasse em ciência sob o nome de Fritz Müller — Desterro, distinguindo-o de outros tantos Müller notáveis na bibliografia alemã.

Por volta de 1850 havia em Desterro um colégio de jesuítas, fechado em 1852, quando a febre amarela assolou a província, matando sete dos padres. Em 1856 fundou a Assembleia Provincial o Liceu, sendo Fritz Müller convidado para lecionar matemática. Abriu-se o colégio em 1857; e como se recusasse a servir de Diretor, para ter tempo de vaguear, estudando a fauna das lindas praias da ilha, foi dirigir o estabelecimento o seu compatriota Becker, jurista, por ele indicado.

Ensaios brasilianos  - Página 34 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra