cabo; e navegaram à volta do mesmo cabo, e acharam que aquele golfo corre igual à Europa, em direção oeste para este. Pois avistaram terra também do outro lado, quando tinham navegado perto de 60 milhas à volta do cabo, do mesmo modo que quem navega para Levante, e para o Estreito de Gibraltar, e divisa a Terra de Berberia. E quando tinham dado volta ao cabo, como ficou noticiado, e estavam navegando para noroeste, tornou-se tão violento o temporal, foi também durante o inverno, que não puderam navegar mais para diante. Foram, pois, obrigados pela tormenta a voltar para o outro lado e costa da Terra do Brasil.
É meu bom amigo o piloto, que navegou com este navio; ele é também o mais afamado dos que tem el-rei de Portugal; esteve também em algumas viagens na Índia. Este diz-me e supõe que do tal Cabo do Brasil não há mais de 600 milhas para Malaca. Pensa também poder ir e voltar em pouco tempo de Lisboa a Malaca, por este caminho, o que traria grande vantagem ao rei de Portugal. Acham também que a Terra do Brasil continua, dobrando o Cabo, até Malaca.
E quando na costa do Brasil tornaram a navegar com direção sudoeste, acharam muito bons rios e portos, da mesma maneira ao subirem a (costa), tudo bem povoado. E dizem que quanto mais para o cabo tanto melhor a gente, de bom trato, de índole honrada.