PREFÁCIO
Quando se empreende a fábrica de um monumento como esta História da Companhia de Jesus no Brasil, cujos dois primeiros majestosos tomos já apareceram, e antes dos outros quatro que virão, a seu tempo, sempre, na oficina, ao artista, se depararão fragmentos de obra prima, canto de pedra, mármore sem emprego, bronze sem colocar, figura já esculpida, troço de coluna, volutas ou métopes que, desaproveitados embora, têm seu preço de prestígio e admiração... Tal este livro.
Dos seus documentos, que não instruem as páginas do seu livro mestre, reuniu o Dr. Serafim Leite S. I. estes que são entretanto dos maiores, pois que são cartas inéditas de Jesuítas e que têm, por si sós, valimento para um livro. É este. Vêm elas de Nóbrega a Vieira, do primeiro estadista-missionário ao primeiro artista-escritor do Brasil... Não é preciso dizer mais.
***
Os estudos jesuíticos no Brasil começados faz muito tempo, e fragmentariamente, tiveram a primeira fase, que se poderia chamar a de Capistrano de Abreu e seus continuadores. Com efeito, ele puxou a fieira com as Informações, de Anchieta. Depois, vieram as Cartas de Nóbrega, reunidas por Valle Cabral,