Este livro não é uma história das Minas Gerais, mas um estudo amplo, em novos moldes, da contribuição mineira para a formação econômica do Brasil. Por mais que possa parecer estranho, historiadores houve que negaram a influência do ouro no desenvolvimento econômico de nossa terra.
O autor do presente estudo, conhecedor como poucos de sua terra, reivindica para os mineiros não só uma influência fundamental na transformação brasileira neste ciclo econômico, mas ainda em importantes fases que se seguiram, como a conquista e povoamento do vale do Paraíba e do norte e oeste de São Paulo, criando o quarto ciclo da riqueza do Brasil - o do café.
Há excelentes contribuições para o estudo da criação do gado vacum e cavalar, bem como das origens da indústria manufatureira e da siderurgia em Minas Gerais, investigações sobre seus pioneiros e seu desenvolvimento atual.
Quase todos os aspectos da evolução econômica de Minas são aqui estudados através das mais reputadas fontes e dos mais importantes viajantes. Longe de não ter influído nem sequer na economia brasileira, como quer Oliveira Lima, o ouro das Minas Gerais deixou na capitania o germe de uma civilização original, sustentou a corte portuguesa em momento decisivo da história lusitana, contribuiu grandemente para a manutenção da Santa Sé abalada materialmente com a crise da Reforma, e forneceu os elementos principais com que a Inglaterra ergueu o seu imenso poder industrial. Foi, assim, uma das correntes formadoras da civilização ocidental no século XIX.