Etnologia sul-americana: círculos culturais e extratos culturais na América do Sul

desfaz-se pelo simples fato desses três grupos serem constituídos de povos que se distinguem nitidamente entre si pelos seus caracteres linguísticos e raciais e que em migrações historicamente distintas trouxeram consigo, para a América do Sul, pelo menos os elementos básicos de cada uma das culturas que representavam. Tudo isso aparece de modo ainda claro quando abordamos um pouco mais de perto esses três grupos. Evidencia-se então, em primeiro lugar, que a verdadeira sucessão temporal dos três grupos não é de modo algum essa, tão singela, que a enumeração acima faria suspeitar, mas antes uma outra que coincidiria, nesse caso, com as que ficassem determinadas pela investigação histórico-cultural dos círculos de cultura do Velho Mundo. Evidencia-se, além disso, que fora desses três grupos ainda existem outros, de modo que mesmo numericamente, também é possível uma coincidência com os círculos de cultura do Velho Mundo. Passando-se em revista, pois, os elementos culturais de cada um dos grupos, as suas armas, instrumentos, formas de habitação, a sua sociologia, mitologia e religião, descobre-se ainda a semelhança íntima desses grupos com os círculos de cultura do Velho Mundo, em todos os traços essenciais.

Isso não quer dizer, naturalmente, que os círculos de cultura sul-americana não tenham os seus característicos perfeitamente próprios e não é por acaso que tais característicos são aqui mais acentuados e mais

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