Para o inventário da opulenta flora brasileira, tão completo quanto exequível, e ao alcance de qualquer inteligência, será sobremaneira interessante que, preliminarmente, se realizem, em todos os quadrantes do país, trabalhos, pelo menos, do modesto feitio deste que aqui damos à estampa. A Flora da Bahia poderá ser estimada como ponderável adminículo a esse utilíssimo certame, porque, embora suscintamente, descreve as espécies mais representativas existentes nesse grande estado, sejam elas autóctones, aclimadas ou cosmopolitas. Se em seu solo encontramos até plantas de Hileia brasileira e do extremo sul, algumas desenvolvendo-se do ponto de mira vegetativo e mesmo do econômico, em contrabalanço, muitos de seus elementos irradiam-se pelos estados vizinhos, porque as floras se interpenetram.
Serviu de núcleo ao presente empreendimento, singelo ensaio que publicamos diariamente, de outubro de 1941 a abril do ano seguinte, no conceituoso matunino O Imparcial, então editado na Bahia. Nos moldes de resumido vocabulário, registamos mais de 2000 verbetes, atribuindo às espécies mencionadas apenas os nomes científicos e as respectivas famílias, no precípuo interesse de receber a crítica e os subsídios dos entendidos. Digamos, todavia, de passagem, que as solicitações nesse sentido, insistentemente formuladas, seriam em pura perda, não fossem as notas e informações que nos ofereceu, o competente entomólogo G. Bondar.
Daquele período até o presente, constituiu nosso maior devotamento o estudo da flora bahiana. Para mencionar e descrever seus principais elementos, foi mister certo conhecimento florístico dos Estados limítrofes