Iria primeiro consultar especialistas para a afecção de pele que o torturava, talvez ligada à litíase renal que tantas dores lhe trazia.
Quis Feijó aproveitar-lhe o prestígio em Londres para solver vários problemas da economia nacional. Aceitou a honrosa, mas difícil incumbência o marquês. Impôs uma condição, entretanto: como o motivo inicial da viagem era o interesse pessoal, a saúde combalida e suas lavras auríferas em Minas, que queria valorizar, desempenharia a comissão pública sem estipêndio e a expensas próprias, só pela honra do encargo e pelo desejo de servir o país.
E assim o novo plenipotenciário, gratuito, teria de debater em Londres a interpretação do tratado comercial anglo-brasileiro de 1827 e sobre o tráfego de escravos. Se não pudesse abolir as restrições na faculdade de taxar a importação e regular a arrecadação e os despachos das mercadorias, pelo menos deveria