Expansão geográfica do Brasil colonial

menos poético estilo(8) Nota do Autor. Localizado entre o Orinoco e o Amazonas, nas cercanias das Guianas, que foram afinal, e talvez por isso, o ponto de convergência dos três assaltadores da colônia portuguesa - franceses, holandeses e ingleses -, não deixou de exercer influxo na expansão geográfica do Brasil. É sabido também que as expedições destinadas à capitania do Maranhão, por serem bem aprestadas, até de cavalaria uma delas, chegaram a alarmar a corte de Madri, que temeu visassem a apoderar-se do Peru(9) Nota do Autor. Veremos mais adiante que a este país andino arribaram os primeiros sertanistas partidos de São Paulo e que, por muito tempo, foi ele o alvo dos bandeirantes.

A caça ao índio explica-se pela legislação portuguesa, acorde com as necessidades dos ocupadores do Brasil. Se Portugal cometera o infando crime de instituir a escravidão africana, nada admira que considerasse como servos os selvícolas americanos. É certo, contudo, que a ação dos ignacianos opôs embargos a essa ignóbil desumanidade, mas nem sempre teve eficiência a sua altruística intervenção, depois egoisticamente degenerada. Planta exótica nesta zona quase toda tropical, precisaram os portugueses de amparar-se violentamente no braço do selvícola, para, com esse válido sustentáculo, lapidarem a joia bruta que lhes caíra em mãos.

A dupla tentativa dos franceses contra o Brasil, no século XVI e no XVII, isto é, a "França Antártica" e a "França Equinocial", assim como a necessidade imperiosa de defender o rio-mar contra esses e outros invasores - tudo isso concorreu poderosamente para a expansão geográfica do Brasil, no período ora em estudo.

Expansão geográfica do Brasil colonial - Página 23 - Thumb Visualização
Formato
Texto