Foi o caso que, tendo marcado, no dia 18, a hora para o desembarque, os escaleres que o deviam conduzir a ele e à sua comitiva, chegaram cinco minutos atrasados e o novo Governador repreendeu fortemente o intendente de Marinha e restantes empregados, dizendo-lhe: "que já começava a conhecer a negligencia com que eram executadas as ordens dadas em nome de S. Magestade, mas que ele saberia emendar certas faltas usando do rigor das leis com todos aqueles que as não cumprissem exactamente;" entrando depois no escaler que lhe era destinado, notou que em um lugar a pintura estava um pouco danificada, e tornou a dar outra forte repreensão, censurando o pouco cuidado que havia na conservação dos objetos pertencentes à fazenda Real(1) Nota do Autor.
Esta lição serviu para advertir os empregados públicos da necessidade que tinham de cumprir com exatidão os seus deveres, e com ela conseguiu o restabelecimento da ordem sem o emprego dos procedimentos rigorosos que lhe haviam sido recomendados pelo Conde de Oeyras.
O último Governador da Bahia fora o Conde d'Azambuja, homem de grande probidade, mas que devido à sua saúde e quase completa surdez deixara relaxar todos os serviços; e o novo governador encontrava tudo em grande desordem. Os Ministros desunidos, as tropas sem disciplina nem ordem, as finanças desorganizadas, os homens de negócio desconsolados e o povo descontente(2) Nota do Autor ; tornava-se pois necessário proceder imediatamente à reorganização da Capitania.