Vice-Reinado de D. Luís D’Almeida Portugal, 2º Marquês do Lavradio 3º Vice-Rei do Brasil

este anno; os de tabaco também me dizem ter uma grande novidade, e como as cobranças ficam sendo agora mais prontas, e certas para os contratadores, tudo isto tem feito um grande apetite aos homens de negocio desta praça, que se estão prevenindo com toda a força para a arrematação do ano que vem,(1) Nota do Autor. O contrato dos baleias também este ano ficará com grande ganho, porque até aos principios do mês passado, tinha quasi dobrado o numero de baleias, que tinha pescado nos mais anos".

Mostra a utilidade que se podia tirar do algodão, de que ele já conhecia três espécies: branco, alvadio e amarelo, e diziam-lhe que também o há azul, mas acrescenta: não só se não negocia para fora deste continente, mas ainda nele mesmo se não aproveita porque não há uma só fábrica aonde se trabalhe este gênero; trata também da canela de que existem muitas e grandes árvores, toda ela excelente, de que aqui se não faz nenhum caso, e que como outras especiarias podem vir a ser um ramo importante.

Trata dos gados que são abundantíssimos em consequência das imensas pastagens; queixa-se, porém, de que todo se conserva bravo, não tendo outra serventia "que de o trazerem para o açougue, vendendo-se cada boi a meia moeda, 3.200 e o mais caro quatro mil rs." e lembra que se podia aproveitar este gado nas mais cousas que não havia na Bahia "e se estão comprando vindo dos portos da Europa para onde os levam os estrangeiros".

Vice-Reinado de D. Luís D’Almeida Portugal, 2º Marquês do Lavradio 3º Vice-Rei do Brasil - Página 22 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra