INTRODUÇÃO
À PRIMEIRA EDIÇÃO (1934)
Este pequeno dicionário das plantas úteis, ou, antes, já de alguma forma utilizadas, da Amazônia brasileira, não tem a pretensão de constituir um elemento de documentação botânica; é um simples manual, complemento do meu livro L'Amazonie Bresilienne (1922), cujo fim principal é estabelecer, relativamente à flora amazônica, tão variada e tão rica, uma ligação mais estreita entre os estudos puramente científicos dos especialistas e os conhecimentos práticos da população local.
As obras magistrais dos cientistas que, sucessivamente, têm percorrido as diversas partes da imensa bacia do Rio Mar, ficam ignoradas do grande público, enquanto, nas observações esparsas em relações de viagens ou artigos de revistas, mais a seu alcance, nota-se uma confusão enorme na determinação das espécies vegetais correspondentes aos nomes vulgares, estes mesmos variáveis de um lugar a outro, ou aplicados, segundo a região, a plantas completamente diferentes, sem contar a publicação frequente de classificações errôneas, baseadas somente numa suposta identidade com plantas, parecidas ou aparentadas, dos estados do sul do Brasil.
Não obstante estar, há mais de quarenta anos, lidando intimamente com a floresta amazônica, estudando-lhe o valor econômico, não me teria sido possível fazer uma seleção rigorosa entre os dados colhidos em fontes muito diversas e nem sempre insuspeitas, se a maior autoridade nesse assunto, meu muito distinto amigo Dr. Adolfo Ducke, não tivesse tido a gentileza de rever o presente trabalho, especialmente no que toca à classificação das dicotiledôneas arbóreas. Seguindo