das fazendas, abastecedoras da vila nascente.(4) Nota do Autor Além disso, abundavam os peixes nas águas do Piratininga (primitivo nome do Tamanduateí), em cujas margens, por ocasião das grandes enchentes, podiam ser apanhados "sem muito trabalho entre as ervas", segundo o testemunho de Anchieta.(5) Nota do Autor
Ademais, maravilharam-se os Jesuítas com as possibilidades agrícolas do lugar onde ergueram sua primeira casa. Nóbrega achou o campo muito próprio "para a criação do gado e todo gênero de cultivos", sendo "tão bom o mantimento desta terra, que não alembra o pão do reino", no dizer do padre Baltazar Fernandes.(6) Nota do Autor E Anchieta exaltou-lhe as qualidades de maneira verdadeiramente entusiástica:
"... é terra de grandes campos, fertilíssima de muitos pastos e gados, de bois, porcos, cavalos, etc., e abastada de muitos"
[Ver ilustração no original] Legenda: O mais antigo documento iconográfico da cidade de São Paulo. - Data de 1628 e seu autor foi o Capitão-General D. Luís de Céspedes Xeria. Mostra o edifício que, segundo Taunay, seria do Paço Municipal, além do curso do rio Anhembi ou Tietê. (Cópia do original existente no Arquivo Geral das Índias, de Sevilha, feita por Belmonte)