A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.03

que vem presidindo à elaboração do estudo a que nos propusemos, ao tentar descrever e explicar a cidade de São Paulo de nossos dias.

Quatro foram, pelo menos, os fatores básicos que presidiram à formação do parque industrial paulistano: 1) a expansão da lavoura cafeeira e as consequências que dela resultaram; 2) a imigração; 3) o desenvolvimento da lavoura algodoeira; 4) a situação geográfica de São Paulo, aliada às peculiaridades de sua população.

Todavia, alguns outros fatores correlatos não poderão ser esquecidos: 1) a formação de um mercado de mão de obra; 2) a constituição da indispensável clientela; 3) a política tarifária do Governo nacional; 4) os conflitos internacionais, em particular a guerra de 1914-18.

O café e o desenvolvimento das indústrias paulistanas

Dentro do Mundo Tropical, não conhecemos nenhum fenômeno agrícola comparável ao do café no Estado de São Paulo. Expandindo-se em suas terras com uma inaudita força de domínio, contribuiu poderosamente para transformar, em menos de um século, a sua paisagem geográfica, povoando-a, urbanizando-a, civilizando-a. Como a cana-de-açúcar, que civilizou a Zona da Mata nordestina, e o ouro, que povoou as montanhas de Minas Gerais, o café foi o fator de civilização do Planalto Paulista: a marcha do povoamento foi por ele orientada; a conquista da terra foi obra sua; as frentes pioneiras foram sempre ocupadas por plantadores de café. Esgotando rapidamente as terras em que era cultivado (em decorrência de técnicas agrícolas defeituosas), encetou o café sua marcha através do hinterland paulista, sempre em busca de novas terras ainda cobertas por florestas invioladas. Ao choque dos machados foram as matas sendo paulatinamente derrubadas e, em seguida, impiedosamente queimadas, para, em seu lugar, sucederem-se os extensos cafezais, com suas sedes de fazendas, suas "colônias" e seus núcleos urbanos. Em menos de meio século, a "onda verde" saltou do vale do Paraíba para as terras drenadas pelos rios Mogiguaçu e

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.03 - Página 12 - Thumb Visualização
Formato
Texto