A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.03

Pardo; menos de um século após haver penetrado em nosso Estado, alcançou as barrancas do rio Paraná e espraiou-se fora das fronteiras paulistas, inundando o Norte do Paraná(2) Nota do Autor.

Quando os rendimentos não mais se tornaram compensadores, em virtude do esgotamento das terras, outras atividades rurais vieram substituí-lo. Salvo em trechos do vale do Paraíba, essa marcha do café não chegou a deixar atrás de si a ruína e a desolação; quando a examinamos em seu conjunto, somos levados a concluir que o "Átila café", de que nos fala MONTEIRO LOBATO(3) Nota do Autor, talvez tenha sido uma realidade apenas para uma área bastante reduzida do Estado, constituindo uma belíssima imagem literária mais do que um fato real. É verdade que a decadência de sua lavoura fez cessar a euforia das áreas em que se implantara, perturbando gravemente a vida econômica e tirando-lhe muito de seu brilho, uma vez arrefecido o dinamismo de que era o responsável. E um movimento migratório, às vezes de importância, tomou a direção seguida pela sua marcha. Mas o despovoamento não chegou a ocasionar nenhum descalabro e as antigas áreas cafeicultoras conseguiram reaprumar-se e sobreviver, à base de outros cultivos e de outras atividades. O fato é que boa parte da população ligada à lavoura do café veio a fixar-se, e a estrutura agrária, firmando-se em bases novas, acabou por consolidar o povoamento e a economia dessas regiões - o que teve fundamental importância para a indústria, uma vez que foi nessa fixação do povoamento e na consequente cristalização de um mercado consumidor potencial que veio ela a se apoiar, em seus primeiros passos.

Recuando progressivamente para o interior, atraído por novas ocorrências da terra roxa, acabou o café por distanciar-se cada vez mais de seu principal porto de escoamento, localizado na cidade de Santos. O transporte em lombo de burro veio a tornar-se, assim, cada vez mais difícil, oneroso e impraticável, ao mesmo tempo que tal sistema já não mais condizia com uma época em que a ferrovia se constituíra em

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.03 - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto