parque manufatureiro em gestação; e não tardou que Santos viesse a se transformar em importante mercado exportador de produtos manufaturados, saídos das fábricas do Planalto, em particular da Pauliceia. Em última análise, o esforço industrial de São Paulo nada despendeu, praticamente, para o aparelhamento do sistema portuário de que se utiliza; recebeu-o como uma dádiva a mais do rei café.
Além de constituir-se em favor do povoamento e do desenvolvimento do nosso sistema de transportes, transformou-se ainda o café em fator do enriquecimento da população, contribuindo para a elevação do padrão de vida do homem rural e das populações urbanas, como possibilitando o acúmulo de capitais que haveriam de movimentar os primeiros surtos de nossa indústria. Deve-se ao sucesso econômico do café o aparecimento de alguns bancos - como o "Banco Mercantil", de Santos (1872), e o "Banco de Crédito Real", de São Paulo (1882).
O capital estrangeiro, desinteressado a princípio em empreendimentos agrícolas e nos de natureza fabril, não tardou a ser atraído pelo desenvolvimento da economia paulista, colaborando em realizações de vulto, que redundaram em benefício da expansão industrial. Além da contribuição dada ao nosso desenvolvimento ferroviário, ligou-se a um fator vital: o da energia hidrelétrica, cujo marco inicial pode ser considerado a Usina de Santana de Parnaíba (1901), construída graças aos capitais anglo-canadenses da São Paulo Light and Power Co..
Criando um lastro de capitais, de que resultou o atual ciclo industrial paulista, o café não gerou, todavia, os melhores exemplos de capitães de indústria, em terras paulistas. Salvo raríssimas exceções, o fazendeiro não sentiu e não sente nenhuma atração pela atividade industrial, julgando-a quase sempre uma arriscada aventura de bases artificiais e incerta em seus resultados, quando não a encara como concorrente prejudicial. Só recentemente, as novas gerações oriundas de famílias enriquecidas graças ao café passaram a dedicar-se à indústria. Coube ao imigrante, aqui chegado muitas vezes em verdadeira penúria econômica, desempenhar papel de muito maior destaque na criação de indústrias, iniciando-as, geralmente, através de pequeno e modesto estabelecimento fabril, sob a forma um tanto difusa de artesanato urbano. Dessas