TIPOS DE INDÚSTRIA/PROPRIETÁRIOS
(Brasileiros / Estrangeiros)
1) Têxteis - 4 / 6; 2) Alimentação - 6 / 16; 3) Artigos de vestuário - 8 / 10; 4) Metalúrgicas e mecânicas 7 / 6; 5) Gráficas - 0 / 6; 6) Químicas e farmacêuticas - 6 / 6; 7) Vidros e cristais - 1 / 2; 8) Diversas - 6 / 18; Total - 38 / 70.
Além disso, os imigrantes ainda contribuíram para a fixação dessas atividades industriais nascentes, pois constituíam uma certa e numerosa clientela, em virtude de hábitos trazidos da mãe-pátria e do padrão de vida mais elevado que o da maioria da população, sobretudo da escravaria que vieram a substituir.
Muitos dos capitães de indústria do parque industrial paulistano aqui chegaram como imigrantes, às vezes na penúria; graças, porém, à capacidade e ao método de trabalho, à energia, à persistência e ao espírito de poupança conseguiram alçar-se do anonimato às culminâncias do poderio econômico.
Procedente de Portugal, onde nascera, Antônio Pereira Ignácio desembarcou no Brasil com a idade de dez anos, em companhia de seu pai, modesto sapateiro. Fixando-se em Sorocaba, começou a vida de trabalho na oficina do genitor, ao mesmo tempo que dedicava as noites aos estudos. Mais tarde, fundou naquela cidade uma fábrica de calçados e outra de óleo de caroço de algodão, ao mesmo tempo que, em Botucatu, se estabeleceu como comerciante de secos e molhados e instalou uma fábrica para descaroçar o algodão. Aos trinta anos de de idade embarcou para os Estados Unidos, onde, como operário e depois como mestre, aperfeiçoou seus conhecimentos técnicos numa fábrica de óleos daquele país. De regresso, adquiriu a "Fábrica Votorantim", um dos maiores estabelecimentos fabris do Estado, com sede na região de Sorocaba. Ao falecer, em 1951, chefiava 7 empresas, com um capital e reservas avaliados em 5.431 milhões de cruzeiros.
Em 1887, vindo do Líbano, aqui chegou Benjamim Jafet, que logo foi seguido por outros irmãos - Basílio Jafet (1888), João Jafet (1892) e Nami Jafet (1893): Trabalhando em sociedade, abriram na capital paulista uma pequena loja de armarinho, de que se passaram para o comércio de tecidos nacionais e estrangeiros. Em 1906, no então ainda bairro-subúrbio do Ipiranga, estabeleceram os fundamentos