na primeira metade do século XIX, não haviam sido bem sucedidas; em 1866, não existia nenhuma fábrica de tecidos em toda a Província(8) Nota do Autor. A própria fábrica do grande lavrador Manuel Lopes de Oliveira, com tantos sacrifícios montada em Sorocaba, não lograra êxito.
O fracasso dessas tentativas anteriores ao surto da Guerra de Secessão foi atribuído a uma série de fatores, entre os quais: a ausência de capitais, a escassez de mão de obra especializada e a falta de matéria-prima. No caso particular da fábrica de Sorocaba, ao que parece, foi o segundo dos fatores citados o principal responsável pelo fracasso da grande iniciativa. No que se refere à matéria-prima, o que houve foi o seguinte: até 1865, o cultivo do algodão esteve praticamente abandonado, sofrendo a poderosa concorrência do café, única riqueza então capaz de absorver terras, mão de obra, capitais, etc.; entre 1865 e 1873, a produção algodoeira paulista viu-se canalizada inteiramente para o mercado inglês, no momento o único em condições de bem pagar. Quando cessou, porém, o interesse dos fabricantes de tecidos da Inglaterra, dois caminhos se abriram para a lavoura algodoeira paulista: o abandono total ou a utilização do produto em fábricas de tecidos da própria Província. Esta última solução, como veremos, foi a adotada.
Dois fatores correlatos: clientela e mão de obra disponível
Ao tratarmos do imigrante, tivemos oportunidade de mostrar a contribuição por ele trazida ao desenvolvimento do parque industrial de São Paulo, como mão de obra e como consumidor. Aqui, porém, desejamos focalizar um outro aspecto da questão: o afluxo para as cidades (e, especialmente, para a capital paulista) de grande parte da população rural, a partir de fins do século XIX.
Numa economia monocultora, como a do café, qualquer perturbação de mercado tem repercussões profundas sobre sua estabilidade. Ora, as condições extremamente favoráveis do Planalto arenito-basáltico de São Paulo à cultura cafeeira, aliadas às condições humanas, tiveram como resultado um aumento tão acentuado da produção do café que não demorou