Por suas grandes construções, espaços ajardinados, praça de esportes, aquário, viveiros e pequeno Jardim Zoológico, merece referência especial o Parque Fernando Costa, sede do Departamento de Indústria Animal, onde se realizam periodicamente exposições de animais.
A presença de cocheiras e de numerosos animais, com o inevitável mau cheiro e o acúmulo de moscas que ocasiona, constitui um sério inconveniente desse Parque, que tem dado motivo a constantes reclamações dos que habitam em suas vizinhanças.
Também merece uma referência a praça de esportes do Esporte Clube Palmeiras, com seu campo de futebol, piscina, quadras de tênis, etc., situado num dos trechos do antigo Parque Antártica. Este último, em vias de desaparecimento, constituiu um famoso centro de diversões para os paulistanos das primeiras décadas do século atual. Sua vasta área arborizada brevemente se transformará num trecho residencial do bairro da Água Branca.
Ao Sul da Água Branca e em contato com as Perdizes, o Sumaré e a região da Lapa, encontra-se o bairro de Vila Pompeia, cujo casario ocupa os terraços do Tietê (725-730m), as colinas e as encostas do espigão divisor Tietê-Pinheiros, alcançando a cota de 795 metros em seu ponto mais elevado.
A exemplo da maioria dos bairros paulistanos, seus limites são imprecisos, embora possamos considerar a Rua Caiovas como sendo o ponto de contato com as Perdizes e o córrego da Água Preta o que marca, com a Vila Romana, o início da região da Lapa. A separação com as Perdizes é menos nítida, uma vez que as ruas deste bairro (como Wanderley, Caiubi, Bartira, João Ramalho, etc.), embora separadas por um vale, veem-se continuadas por outras pertencentes à Vila Pompeia (Coronel Melo Oliveira, Desembargador Vale, Ministro Ferreira Alves, Padre Chico, etc.).
A Vila Pompeia é um bairro de formação recente: em 1914, suas principais ruas já estavam traçadas, mas escassíssimo era o número de suas casas(56) Nota do Autor; e assim continuou até o fim da terceira década do presente século, quando passou a ser ocupada de maneira mais efetiva(57) Nota do Autor.
Um dos motivos que deve ter influído na lentidão de seu crescimento foi a ausência de linhas de bondes, problema que só foi resolvido, quando se instalaram as primeiras linhas de ônibus.