A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04

"Abrangendo uma área assim relativamente vasta - escreveu AROLDO DE AZEVEDO, naquele ano -, justo é que a zona suburbana de São Paulo exerça diferentes funções em relação ao centro urbano.

"A função residencial é a mais generalizada, como é de se esperar. Uma população bastante numerosa escolheu a área suburbana para residir, a exemplo do que acontece em todas as grandes cidades do Mundo; a possibilidade de possuir uma casa própria ou de aluguel a baixo preço, a vida sossegada e algo rural compensam ou parecem compensar os sacrifícios das viagens diárias em trens, ônibus ou bondes superlotados e sem nenhum conforto. Em todos os subúrbios paulistanos vamos encontrar essa função; mas, em alguns deles, ela é mais bem caracterizada, como, por exemplo, a região de Santo Amaro, alguns dos subúrbios da "Central do Brasil", a zona da Cantareira.

"A função agrícola é também muito importante e constitui, sob certos aspectos, uma tradição dos subúrbios de São Paulo. Nos últimos 25 anos, criou-se em torno da cidade uma verdadeira zona hortense, com a multiplicação das culturas de legumes e também de flores; as chácaras, que já aparecem no próprio perímetro urbano, multiplicam-se através da região da Cantareira e nas vizinhanças da Penha e estendem-se mesmo muito além, na zona da "Central". Ao mesmo tempo, na região de Cotia e Itapecerica da Serra, culturas maiores (batatinha, milho, feijão, mandioca, arroz, frutas) apresentam muita importância.

"Resta lembrar a função industrial, hoje não menos importante para a vida da cidade. Há uns 50 anos, começaram a aparecer as primeiras fábricas na região suburbana; mas foi o surto industrial iniciado após a guerra de 1914-18 que veio firmar esse característico de alguns subúrbios. A região de Santo André possui, atualmente, um dos mais importantes parques industriais do continente sul-americano. Em posição geograficamente oposta, a região de Osasco também é tipicamente industrial. Fora daí, a mesma função pode ser ainda encontrada, embora em escala bem menor e ocupando áreas restritas; é o caso da região de São Miguel ou de Pirituba e Perus(2)." Nota do Autor

Em nada ou quase nada diferem as funções atualmente encontradas na área suburbana das que foram constatadas ao iniciar-se a década de 1940-50. É que, por assim dizer, os subúrbios de São Paulo como que se estabilizaram e enraizaram ao redor da capital paulista, apresentando hoje características que servem para identificá-los, sem nenhuma dúvida, como tais. Já se pode considerar encerrada a fase em que

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04 - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto