A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04

sua caracterização ainda se esboçava ou se delineava, de maneira imprecisa. Em nossos dias, torna-se possível distingui-los, com toda a segurança, através daquelas três funções marcantes: a residencial, a industrial e a agrícola.

[Ver ilustração no original] Legenda:A cidade de São Paulo e seus subúrbios mais próximos. - Na sua expansão, a capital paulista transformou em bairros os subúrbios da segunda metade do século XIX (Nossa Senhora do Ó, Santana, Penha, Ipiranga, Santo Amaro, Lapa, etc.). A área suburbana encontra-se, hoje, na região da Cantareira, em Guarulhos, para além de São Miguel Paulista e Itaquera, na região do A.B.C., em Itapecerica da Serra, Cotia, Osasco, Taipas e Perus.

A formação da área suburbana de São Paulo e seus fatores

O desenvolvimento da área suburbana da capital paulista aparece-nos como um fenômeno recente e começou a esboçar-se principalmente após a primeira Guerra Mundial, em virtude da influência exercida por vários fatores, dentre os quais destacamos: 1) o aumento dos impostos territoriais; 2) o crescimento da população da capital; 3) a expansão do parque industrial paulistano.

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04 - Página 14 - Thumb Visualização
Formato
Texto