A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04

com a mesma intensidade com que se mostra nos subúrbios tipicamente residenciais e industriais.

O deslocamento da população suburbana apresenta certas características verdadeiramente curiosas. De fato, há habitantes da região de Barueri e Osasco que exercem suas atividades no bairro da Lapa; em contraposição, há os que deixam Pirituba e Perus para ir trabalhar em São Caetano do Sul e Santo André, isto é, no extremo oposto da região suburbana. Por isso mesmo, os trens de subúrbios que atravessam a cidade de São Paulo (como os da E.F. Santos-Jundiaí) ficam superlotados, pela manhã e ao anoitecer, ao mesmo tempo, nos dois sentidos.

Outros subúrbios se transformam em ponto de concentração quer da população suburbana, quer da população da cidade: é o caso de São Miguel Paulista e vizinhanças, cujas fábricas contam com operários residentes na zona da "Central do Brasil" e, também, na própria capital.

Os subúrbios industriais e sua localização

Os subúrbios industriais de São Paulo, a par de muitos contrastes que podem apresentar, possuem dois característicos que lhes são comuns: 1) a função industrial, marcada de maneira iniludível graças à presença de fábricas, algumas das maiores do país, e à massa de operários que neles se encontra, particularmente sensível nas horas de entrada e saída do serviço, como nos momentos destinados ao almoço e ao descanso; 2) uma ligação mais estreita com a cidade de São Paulo, nem sempre acompanhada pela contiguidade espacial, o que lhes dá um certo ar de simples bairros afastados da metrópole e pode justificar a denominação de "subúrbios imediatos", de acordo com a sugestão de SMOTKINE para exemplos idênticos(4).Nota do Autor

Circundam eles a capital paulista, pois aparecem em todos os seus quadrantes: a Nordeste está Guarulhos; a Leste São Miguel Paulista; a Sudeste, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo; ao Sul, Santo Amaro; e, finalmente, a Oeste, Osasco.

Osasco, Guarulhos e São Miguel Paulista localizam-se não longe da calha do rio Tietê, em sua própria planície aluvial ou em colinas que a dominam; São Caetano do Sul e Santo

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04 - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto