Vultos do Império

embora sem abandonar, durante o Primeiro Reinado, suas antigas ligações com os maçons e oposicionistas que afinal conseguiram a retirada do país, em 1831, do imperador d. Pedro I.

O "Cabugá" e o morgado do cabo

A adesão de Gonçalves da Cruz ao governo do príncipe regente d. Pedro e, consequentemente, à separação do Brasil, apareceu, nítida, em suas cartas ao poderoso ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, de 30 de agosto e 5 de outubro de 1822, publicadas no Arquivo Diplomático da Independência, volume V.

Informou-o da nova situação do Brasil, especialmente de Pernambuco, depois das "maldades de 1817", da saída do "déspota" Luís do Rêgo para Lisboa e de deputados para a Assembleia Constituinte e Legislativa do novo Império, a reunir-se no Rio de Janeiro, uma carta que dali, a 12 de dezembro de 1822, lhe endereçou o capitão-mor e morgado do cabo Francisco Pais Barreto, que em 1824 seria o concorrente de seu primo Manuel de Carvalho Pais de Andrade na presidência da província, depois armeiro-mor, visconde e marquês do Recife. Guarda-se, como as demais aqui citadas, no Arquivo Histórico de nosso Ministério das Relações Exteriores e, apesar de, por seu mau estado de conservação, ser impossível a sua integral leitura, vê-se que nela manifestou desejos de que o Cabugá, como outros pernambucanos expatriados por amor à sua terra, a ela deveria regressar, depois da recente aclamação de d. Pedro como imperador do Brasil, quando já se tratava de uma "Constituição muito liberal". Para obtê-lo, como maçom apelava para o "Supremo Arquiteto do Universo".

É a seguinte a parte final dessa missiva, mais legível que suas duas páginas anteriores, resumidas nas linhas acima:

"Recebi os livros que me fez favor mandá-los para as poucas horas que me restam para me entreter com eles. Se lhe for possível mandar-me outra Constituição da Colômbia, faz-me favor, porque a outra dei aos deputados que foram para o Rio por lhes ser necessária(20) Nota do Autor. O Governo está com vista de mandar vir dessa(21) Nota do Autor, duas fragatas e dois brigues, para

Vultos do Império - Página 26 - Thumb Visualização
Formato
Texto