É bom estar em guarda com os deputados que foram daqui agora; são todos da súcia, e até o é o grande e célebre deão. Que gente!(48) Nota do Autor. Ah! 1817! foste o ano único de Pernambuco(49) Nota do Autor.
Muito desejo receber sempre boas notícias de tudo quanto pode interessar a V. S. e que me dê ocasiões de o convencer do muito que sou e com veras - De V. S. - amigo sincero e afetuoso criado obrigado
José Joaquim Vieira Souto.
P. S. - Têm aparecido novos periódicos: A Abelha Pernambucana é liberal(50) Nota do Autor, O Cruzeiro é da Sociedade Coluna do Estado"(51) Nota do Autor.
V - O "CABUGÁ" DIPLOMATA
Em quatro capítulos anteriores aqui apresentamos vários documentos inéditos, relativos à curiosa figura do agente da revolução pernambucana de 1817 nos Estados Unidos da América, Antônio Gonçalves da Cruz. Guardam-se esses papéis no Arquivo Histórico do Itamaraty, do Ministério das Relações Exteriores.
Continuando nossos trabalhos a respeito do apelidado Cabugá, chegaremos agora às últimas fases de sua vida, em fins do Primeiro Reinado e, já sob as Regências Trinas, Provisória e Permanente, como primeiro encarregado de negócios e cônsul-geral do Império do Brasil na República da Bolívia.
Carta de Martim Francisco
Voltando ao Brasil depois de vários anos de residência nos Estados Unidos, esteve Gonçalves da Cruz em sua província de Pernambuco e no Rio de Janeiro, nos últimos anos do Primeiro