Vultos do Império

dos Negócios Estrangeiros o ex-vice-cônsul da Sardenha e redator da carioca Sentinela da liberdade à beira-mar da Praia Grande, José Estêvão Grondona.

É a seguinte essa curiosa missiva que se guarda no Arquivo Histórico do Itamaraty, cheia de pitorescos italianismos e espanholismos, cujas informações, às vezes inverídicas, anotaremos:

"Excelentíssimo Senhor Ministro,

A morte inesperada do senhor Antônio Gonçalves da Cruz é a causa impelente que me proporciona a honra de dirigir esta minha a V. Ex.ª Os pormenores dela, V. Ex.ª os achará no n.° 175 do Boliviano, periódico oficial, que lhe remeterá o senhor presidente de Cuiabá(58) Nota do Autor, a quem o mando para acreditar a notícia que lhe participo, pelos fins que deita a circunspeção indispensável dos negócios políticos e diplomáticos.

Com a mesma ocasião, mando a esse meu compatriota, amigo velho, o doutor físico Luís Vicente de Simoni, uma relação histórico-política dos assuntos da Bolívia(59) Nota do Autor, a mesma que eu tinha escrito à solicitude do senhor Gonçalves da Cruz, e que retirei das suas mãos logo, porque me recusou a quantia de trezentos pesos(60) Nota do Autor que lhe tinha pedido emprestado (sic), até a minha chegada nessa corte, com o solo fim de poder regressar ao Brasil por este caminho de Mato Grosso. Esquecido, como estou, do idioma português, julguei devia mandá-la a esse meu amigo, para que a pusesse em limpo antes de a entregar a V. Ex.ª. Juntamente porá nas suas dignas mãos uma descrição sinótica, impressa por um deputado boliviano, relativa à província de Moxos e alguns números do dito periódico, a fim de que V. Ex.ª se possa impor do estado das coisas que correm entre a Bolívia e os argentinos.

Presentemente, estou escrevendo a segunda parte daquela descrição, concernente esta província de Chiquitos, a qual será muito mais difusa e precisa; logo que esteja impressa me farei um dever de humilhar a V. Ex.ª com alguns exemplares, convencido de que, se não tiver o mérito da erudição, possa encontrar em V. Ex.ª uma indulgente acolhida, em consideração das notícias que espalhar acerca de uma província colindante com as fronteiras do Brasil(61) Nota do Autor.

Por falta dos necessários meios fiquei no caminho, sem poder acabar uma viagem que tenho empreendido, quase por despique com o senhor da Cruz, e pela qual oferecia-me ele pagar a passagem simples e nua,

Vultos do Império - Página 38 - Thumb Visualização
Formato
Texto