Fisionomia e espírito do mamulengo

I

"A marionete é velha como o mundo. Renasce de suas próprias cinzas. É então um ser novo que é preciso aprender a conhecer para amá-lo, amando-o para aceitar e perdoar seus defeitos (ou o que pode parecer defeito ao profano). Ela é uma filha natural da poesia. Todas as fadas do mundo compareceram ao seu nascimento, levando-lhe dons e honrarias. É imortal, embora habitando na terra e tendo sido criada para fazer os homens esquecerem suas preocupações. Diverte as crianças, encanta as pessoas grandes, toca o simples, oferece um prazer delicado ao enfastiado e ao cético. É um jogo dos deuses, posto por eles na terra para nos lembrar a realidade do seu duro ofício e da sua modéstia"(2) Nota do Autor.

JACQUES CHESNAIS

A palavra marionnette vem de Marion, diminutivo de Marie, pequena figura de madeira ou de papelão que uma pessoa colocada atrás de uma empanada faz mover com a ajuda de fios, das mãos ou de molas. Esta é a definição do Larousse para o nome genérico dos bonecos que representam uma ação dramática e que já entrou em nosso vocabulário sob a designação de marionete(3) Nota do Autor.

Será preferível, do ponto de vista teatral, adotarmos a definição de Jacques Chesnais: "Personagem de madeira, de pedra, de papelão ou de pano, animado, participando de uma ação dramática".

Nem todas as marionetes são iguais e de acordo com a sua própria natureza tomam os mais diferentes nomes. Assim:

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