Fisionomia e espírito do mamulengo

A marionete de fio é muito popular na Birmânia. Os bonecos são de uma riqueza estonteante e montados com um engenho admirável. O testemunho de Mahe de la Bourdonnais é importante: "A plataforma de bambu tem mais ou menos dois metros e meio, fechada no sentido da largura por uma cortina atrás da qual postam-se os marionetistas. Na parte anterior que forma a cena vê-se, de um lado, um pátio onde está um trono, chapéus-de-sol dourados e outras insígnias reais; do outro, uma floresta representada por alguns ramos de árvores que produzem uma ilusão absolutamente insuficiente. Os bonecos, em madeira, têm dois a três pés de altura e são luxuosamente vestidos. Seus movimentos, produzidos por cordéis ligados à cabeça, às pernas e aos braços, parecem bastante naturais. Eu assisti, sem compreender grande coisa, à peça que se desenrolava diante de mim e que parecia produzir um grande prazer ao público, principalmente quando acontecia um incidente grotesco, pelo menos para mim. Um dos fios que fazia o rei mover-se, quebrou-se, e eu vi descer do céu uma mão gigantesca, na extremidade de um braço que parecia desmedido, pondo tudo em ordem, o que me fez pensar em Gulliver no país dos anões. Os marionetistas adquirem muitas vezes mais reputação que os atores verdadeiros. O mais célebre é Mong-Tha-Byiah, sem rival nos papéis de príncipe. Sua reputação é imensa e seus julgamentos são oráculos".

Os bonecos chineses possuem as mesmas características. Mil anos antes de Cristo já Let-Tse fazia referência aos bonecos em suas crônicas: "Elas dançavam e cantavam". O imperador Muh, da dinastia Chow, promoveu representações de bonecos por um homem chamado Yen-Sze. No século III antes de Cristo, uma grande guerreira, O, sitiou a cidade de Ping, e o imperador fez dançar uma grande e bela boneca, em cima das muralhas. O, receosa que essa cortesã de madeira enfeitiçasse seu marido, levantou o cerco.

As marionetes tinham um lugar importante na vida social do país, as representações sucedendo-se nos palácios dos imperadores e nos meios populares. Já tomamos conhecimento das sombras chinesas e verificamos agora que existiam marionetes

Fisionomia e espírito do mamulengo  - Página 22 - Thumb Visualização
Formato
Texto