O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

As noções da saúde e da moléstia serão forçosamente transformadas por força desta nova orientação. A menos que se não pretenda substituir a metafísica das grandes categorias: do espaço, do tempo, do absoluto, do infinito, por uma metafísica dos micro-organismos e das causas de moléstias, será fatal concluir que há germens particulares a certas regiões e a certas épocas, e que estes germens, inócuos até certo ponto, devem ser, até certo tempo e em dadas condições, propícios ou pelo menos relacionados à adaptação local e às circunstâncias dominantes.

Na quase totalidade dos casos, entre um tipo suposto são e um tipo, verificado, de doente, é difícil, e será, muitas vezes, impossível, formular juízo sobre a probabilidade da morte, a probabilidade da degeneração, o vigor, a aptidão vital, a capacidade física ou psíquica, de um e de outro. Fenômenos comuns, de inferioridade física ou psíquica, importam, muitas vezes, causas de inferioridade muito mais graves do que as causas mórbidas, mesmo específicas, de inferioridade.

A ciência moderna tem de banir, por consequência, do seu critério, até exame ulterior à transformação de seus estudos, a sua atitude de

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 176 - Thumb Visualização
Formato
Texto