D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

Tudo, evidentemente, sob a influência do mais importante de seus Ministros, desde 16 de janeiro nomeado, o Conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva.

Mas "o primeiro passo para a emancipação do Brasil e sua separação de Portugal" foi, na autorizada opinião de Silva Lisboa (op. cit., pág. 1), o decreto do Príncipe-Regente, de 3 de junho, convocando a reunião de uma Assembleia Geral Constituinte e Legislativa, composta de deputados das Províncias do Brasil. Fazendo-o, quando ainda funcionavam, em Lisboa, as Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes "da Nação Portuguesa" (e não do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, note-se), era bem claro o novo e mais grave ato de rebeldia do Herdeiro da monarquia dual, em consequência da declarada atitude antibrasileira e recolonizadora das citadas Cortes. Para atenuar a dissensão, ainda mencionava esse decreto "a mantença da integridade da monarquia portuguesa", para a qual se convocava essa "assembleia luso-brasiliense".

Depois disso, precipitaram-se os acontecimentos e são mais significativos os documentos que de uma e outra parte iriam provocar o inevitável rompimento político. Tais são os Manifestos de 1º e 6 de agosto, aquele contendo visíveis indicações da separação, datadas do mesmo dia em que foram declaradas inimigas quaisquer tropas portuguesas enviadas ao Brasil; o segundo, dirigido "aos Governos e Nações Amigas", demonstrando o desejo de com elas continuar mantendo diretas relações.

Do Grito à Aclamação

Quando da viagem do Príncipe a São Paulo, chegaram às suas mãos as cartas, despachos, informações e comentários, relativos à reação das Cortes Gerais portuguesas, provocada por aqueles atos brasileiros do primeiro semestre de 1822. Sua pronta atitude foi a declaração, "apenas verbal", da Independência do Brasil, já claramente mencionada no discurso de Joaquim Gonçalves Ledo, Procurador-Geral da Província do Rio de Janeiro, perante D. Pedro pronunciado a 3 de junho.

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto