D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

Diários imperiais de 1890

No Diário n.º 30, iniciado a 12 de janeiro de 1890, além de nova chegada à França, continuaram a aparecer versos escritos a título de divertimento e desfastio, além de comparações de traduções da Odisseia, leituras anotadas, como a da História Universal, de Riancey, cujas notas enviou ao autor. E o registro de estudos de árabe, hebraico e sânscrito, feitos com o sábio Professor Seybold. Mencionou, ainda, anteriores estudos da língua guarani.

No Diário n.º 31, começado a 27 de março, à data de 21 de maio de 1890 há a importante afirmação de que o Imperador estava pronto a servir ao Brasil, mas não se prestaria a qualquer tripotage.

Contra a aplicação da pena capital, anotou que há mais de vinte anos aqui praticamente se não aplicava, inclusive porque, como se sabe, ele, quando de todo não podia comutar as sentenças de morte, "prendia" os respectivos processos, assim efetivamente transformando-as em prisões perpétuas. Mais adiante, no Diário n.º 37, aumentou aquele prazo para trinta anos.

Não deixou de registrar, sem comentários, como sempre fazia quanto a certos acontecimentos do Brasil, o discurso de B. F. de Ramiz Galvão (que não mais se assinava Barão de Ramiz), no qual o Chefe do Governo Provisório, Marechal Deodoro, era comparado a Washington...

Leu, interessado, o projeto da Constituição que então se preparava para o Brasil.

Anotou o apaixonado e tendencioso panfleto de Cristiano Benedito Ottoni — "O Advento da República no Brasil".

Dois suicídios então ocorridos, muito impressionaram o Imperador. O de Camilo Castelo Branco, sobre o qual registrou muitas notícias e artigos publicados em vários jornais, que pediu e lhe foram enviados; e o de Inácio Augusto César Rapôso, ex-Ajudante de Bibliotecário do Paço de São Cristóvão.

No Diário n.º 32, iniciado a 13 de junho, mencionou a adesão de Rui Barbosa à absurda comparação de Deodoro a Washington.

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 268 - Thumb Visualização
Formato
Texto