D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

manuscritos passaram a colher os estudiosos, relativamente às leituras de D. Pedro II. Em seus Diários, por exemplo, que em número de 43 arrolamos no Anuário do mesmo Museu, volume XV, de 1954, frequentes são os registros referentes às suas atividades literárias e científicas, por ele especialmente prezadas.

Se no Diário de 1862, já publicado em separata do volume XVII do Anuário do Museu Imperial, de 1956, as anotações do leitor constam de seu próprio texto, inclusive quanto a importantes livros como o Ensaio sobre o Direito Administrativo, do Visconde do Uruguai, as Cartas do Solitário, de Tavares Bastos, e L'Oyapoc et l'Amazone, de Joaquim Caetano da Silva — outras só ficaram às margens das obras a que se referem, embora às vezes também tenham sido rapidamente mencionadas nos vários Diários do Exílio, os datados de janeiro de 1890 a novembro de 1891, de números 30 a 43, escritos até quase a morte de D. Pedro, ocorrida a 5 de dezembro desse último ano.

Verifica-se, neles, que algumas vezes usava o Imperador devolver aos seus autores, depois de lidos e anotados, os livros que dos mesmos recebia. Um levantamento dos registros constantes desses Diários, aliás simples cadernetas de notas a lápis, servirá para esclarecer quais tenham sido todas as leituras por D. Pedro II feitas em seus dois últimos anos de vida.

Notas à "Poesia Épica" de Pereira da Silva

Datam dessa época as anotações pelo Imperador feitas apenas ao primeiro capítulo, sobre Homero, das Considerações sobre Poesia Épica e Poesia Dramática, volume em 1889 publicado pelo editor franco-brasileiro B. L. Garnier, de autoria do Conselheiro João Manuel Pereira da Silva, de quem muito antes havia anotado a História do Brasil de 1831 a 1840, como registramos acima. Foram aquelas Considerações presenteadas por D. Pedro II ao seu amigo e advogado Conselheiro José da Silva Costa, em Cannes, novembro de 1891, portanto pouco antes de sua morte. De seu exemplar, em 1961 trocado para o Museu Imperial, por seu diretor, Sr. Francisco Marques dos

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 281 - Thumb Visualização
Formato
Texto