D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

CARTAS INÉDITAS DE D. PEDRO II (1841/1891)

Se, pela vivacidade do estilo, é mais interessante o epistolário de D. Pedro I, por mais prudente não perde sua importância o de D. Pedro II. Ambos em grande parte inéditos, vêm recebendo publicações parciais, que contribuem para o esclarecimento da História de seus Reinados, o que vale dizer, de grande parte do século XIX brasileiro.

Em pesquisas no Museu Imperial, de Petrópolis, temos examinado centenas de cartas dos dois Imperadores, inclusive simples rascunhos ou minutas, que também merecem análise e transcrição, quando se não conhecem os respectivos originais, talvez perdidos com a passagem do tempo. De colheita nas de autoria de D. Pedro II, aqui apontaremos algumas das mais significativas.

Despesas para o casamento de D. Pedro II

Não foram fáceis, nem rápidas, as negociações para a obtenção do casamento, em 1843, de nosso segundo Imperador com a Princesa das Duas Sicílias, D. Teresa Cristina Maria de Bourbon. Relataram-nas, dois Embaixadores também historiadores, o Sr. Heitor Lyra, na História de D. Pedro II, vol. I (S. Paulo, 1938), e o Sr. Argeu Guimarães, no livro Em Torno do Casamento de Pedro II (Rio de Janeiro, 1942).

A tão minuciosos trabalhos podem ser feitos pequenos acréscimos documentais, como, por exemplo, a carta do Imperador adiante transcrita, provavelmente de 1841 ou 1842, dirigida ao Ministro da Fazenda de 1841/43, Miguel Calmon du Pin e Almeida, Visconde e Marquês de Abrantes. Alude

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 284 - Thumb Visualização
Formato
Texto