a possível intervenção, no caso, junto a Leopoldo I, Rei dos Belgas, de seu cunhado(42) Nota do Autor, o Príncipe de Joinville, também cunhado de D. Pedro II, pois casado com a nossa Princesa D. Francisca de Bragança.
É o que demonstra a seguinte página final de minuta de carta de nosso Imperador, da qual, infelizmente, ainda se não achou a página inicial:
"... qualquer embaraço muito mais facilmente se remove quando intervém a amizade avivada por caras e dolorosas recordações, recorro à tua afeição para comigo e o Rei Leopoldo, e espero que o arranjo será breve, sob tão favoráveis auspícios.
"O Marquês Lisboa(43) Nota do Autor deve te informar do estado desse negócio, para que melhor possas exercer a tua influência.
"O vapor não saiu hoje por causa da demora do Ed(44) Nota do Autor que vem do Rio da Prata e já causa receios.
"Adeus, muitas lembranças à nossa Chica"(45) Nota do Autor.
Confirma a carta de D. Pedro II a Joinville a minuta de outra, de seu punho, que se encontra em outra pasta de rascunhos do Arquivo da Família Imperial(46) Nota do Autor, dirigida ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulino José Soares de Sousa, depois Visconde do Uruguai. O original pertence ao seu bisneto e biógrafo, Sr. José Antônio Soares de Sousa, que gentilmente no-lo comunicou, por ser mais extenso, na parte final, que a referida minuta: