D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

É o que demonstram duas peças de seu Arquivo, a minuta de uma carta que o Imperador dirigiu ao insigne empreendedor, e a resposta deste, datada de 3 de setembro de 1886.

A primeira, também em francês, tem a seguinte tradução:

"Sr.

"Já aguardava as fotografias dos trabalhos do Canal do Panamá, que ainda espero ver em sua companhia. Sabeis, já há vários anos, a que ponto eu me interesso por todos os vossos gigantescos empreendimentos, e tenho grande prazer em percorrer, mesmo em imaginação, os campos de batalha em que conseguis vossas vitórias para o progresso da Humanidade.

"Peço-vos que apresenteis minhas homenagens à Senhora de Lesseps e de levar sempre à lembrança dos vossos o

"Bem afeiçoado confrade"(55) Nota do Autor.

Em sua resposta, datada de La Chenaie (Indre), começou Lesseps agradecendo as lembranças por D. Pedro II enviadas à segunda Sra. de Lesseps, a "créole" Autard de Bragard. Declarou que esperava revê-lo na época da inauguração do Canal Interoceânico, nos últimos meses de 1889. Desde já convidava o Imperador "a presidir a essa grande festa, como soberano do maior Estado da América do Sul e da raça latina, destinado, não a hostilizar, mas a fazer benéfica concorrência à raça anglo-saxônica da América do Norte, nas encurtadas relações entre a Europa e a Ásia"(56) Nota do Autor.

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 304 - Thumb Visualização
Formato
Texto