D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

de 1830 entregue no Rio de Janeiro. De acordo com os seus termos, à vista do reconhecimento do governo de D. Miguel por parte do Rei de Espanha e do Papa, à Inglaterra não seria mais possível continuar de relações interrompidas com Portugal. Como muito bem interpretou um comentarista diplomático brasileiro — o Sr. Enéias Martins Filho — o "que Aberdeen e seu chefe de governo — Wellington — temiam, especialmente, era que a França, a exemplo do que já acontecera no caso espanhol, conseguisse arranjar um pretexto para, como mandatária da Santa Aliança, intervir militarmente em Portugal"(8) Nota do Autor.

Daí decorreu a atitude necessariamente protelatória de Dom Pedro I, em abril resolvendo enviar à Europa, como embaixador extraordinário, encarregado de várias incumbências, inclusive a relativa à questão portuguesa, o Marquês de Santo Amaro. Embora no estudo acima citado já tenha sido inteligentemente examinada essa difícil missão diplomática, não faltou quem ainda a interpretasse mal, motivo por que será interessante acrescentar à sua história documentos que melhor a esclareçam. É o que vamos fazer, com a transcrição, devidamente anotada, de mais uma peça do Arquivo da Família Imperial Brasileira que, por sua generosa doação, guarda-se hoje no Museu Imperial, de Petrópolis. Fiel e gentilmente copiado por sua funcionária Sr.ta Áurea Maria de Freitas Carvalho, constitui valioso depoimento que tanto interessa à averiguação das verdadeiras causas da abdicação de D. Pedro I, como à melhor interpretação do episódio de política internacional que acabamos de mencionar.

Trata-se de um relato intitulado "Recordação Histórica — Abdicação do Sr. D. Pedro I", em 1864 oferecido a D. Pedro II por José Gonçalves da Silva, vulgo José dos Cacos, contemporâneo dos acontecimentos que menciona. Seu autor, nascido em 1803 e falecido em 1868, havia sido soldado da Imperial Guarda de Honra, alegando ter acompanhado D. Pedro I até o momento de sua partida, em 1831. Além daquele

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 31 - Thumb Visualização
Formato
Texto