D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

trabalho, redigiu mais duas "Recordações Históricas" e uma biografia do mesmo Imperador, cujos manuscritos também se guardam no citado Arquivo. Antigo comerciante, em seus últimos anos esteve envolvido em intrincadas questões judiciais, sendo sequestrados os seus bens em Cabo Frio; em 1867, estando em litígio com os próprios genros, em questão de inventários, foi preso por resistência a um mandado de busca em sua chácara(9) Nota do Autor.

Transcrevendo o mencionado documento, além da atualização da respectiva ortografia, nele colocamos pontuação adequada e, entre parênteses, algumas palavras que evidentemente faltaram em sua redação. Está, no referido Arquivo, catalogado no "Inventário" de Alberto Rangel no maço 134, nº 6.585. o seguinte o respectivo texto:

"Recordação Histórica — Abdicação do Sr. D. Pedro I"

"Depois de consumado o ato da Independência do Brasil, os homens livres do despotismo, revestidos de garantias que lhes assegurava a liberdade, entenderam de abusar da nova condição que tinham, e dar um caráter pouco conveniente às cousas, que iam tomando uma marcha perigosa.

"O Sr. D. Pedro I, querendo manter a ordem e promover o engrandecimento do Brasil, e buscando evitar o descrédito do povo (de) que ele, à custa de sacrifícios, havia quebrado os ferros do despotismo, sempre cheio de moderação e prudência, começou a empregar meios brandos, porém acertados, para fazer conhecer aos brasileiros que ele queria viver entre o povo do Brasil, e que, na qualidade de seu Imperador, só desejava lhe ser útil, não tendo outra ambição senão o engrandecimento da nação.

"Já o Brasil era uma nação independente e livre, e aqueles que até então não se animavam a fazer a mais leve censura aos atos dos delegados do Rei, ousavam conspirar contra a pessoa do seu libertador e Imperador.

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 32 - Thumb Visualização
Formato
Texto