Taí, permitiu isto que em fevereiro de 1868 forçasse a esquadra a passagem da posição tida como inexpugnável, em julho seguinte ocupando-a o exército.
Escapando de Humaitá, estabeleceu-se López na região de Villeta e Angustura, fortificando a linha de Piquissiri, de modo a impedir, ou pelo menos atrasar consideravelmente, a chegada a Assunção dos aliados. Caxias, porém, inutilizou os seus planos, mais uma vez contornando as posições paraguaias, agora através do Chaco, em outubro e novembro. Em seguida, dá ele a série de golpes que aniquilam o exército paraguaio. É a épica dezembrada, que o iguala aos maiores cabos de guerra da História. Desembarcando no porto de Santo Antônio, a 5 de dezembro, passa a aproveitar os erros do inimigo, que contra o seu exército havia destacado apenas fortes colunas, insuficientes para batê-lo. Em Itororó, no dia 6, como em Avaí, no dia 11, obtém duas assinaladas vitórias. Em Lomas Valentinas, nos dias 21 e 27, é destruído o grosso do exército paraguaio, rendendo-se a 30, em Angustura, a fração que Caxias conseguira imobilizar e separar. López, entretanto, mais uma vez conseguiu escapar, pelo Potrero Mármol, rumo a Cerro León. Ao general invencível, estava aberto, porém, o caminho de Assunção, onde entrou a 5 de janeiro de 1869.
Ainda não estava terminada a guerra. Um novo exército organizou o ditador paraguaio localizando-o em mais uma posição altamente defensável, a de Ascurra. Para vencê-lo, foi nomeado comandante em chefe o marechal Conde d'Eu, esposo da Princesa lmperial, herdeira do trono brasileiro. Conseguiu-o, na chamada campanha da Cordilheira, contornando por Valenzuela e batendo o exército paraguaio em duas batalhas sucessivas, travadas em agosto, as de Peribebuí