e Campo Grande. Daí em diante a campanha não foi mais que a perseguição a López fugitivo, até o combate final, em Cerro Corá, a 1.° de março de 1870, quando foi morto o responsável pela mais importante das guerras brasileiras.
6 - NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1917-1918)
Declarada a guerra, em 1914, entre vários países europeus, permaneceu neutro o Brasil até abril de 1917, quando, em consequência do torpedeamento do navio cargueiro Paraná, foram suspensas as nossas relações políticas e comerciais com o Império Germânico. Prosseguindo, depois disto, as hostilidades contra a marinha mercante nacional, a 26 de outubro desse ano proclamou e Congresso que o país aceitava o estado de guerra imposto pela Alemanha.
Em consequência, passou o Brasil participar efetivamente do conflito europeu, mandando uma divisão naval cooperar com a marinha inglesa e francesa no patrulhamento do Atlântico, especialmente na costa ocidental da África, permitindo que oficiais do exército brasileiro tomassem parte nas operações militares e enviando à França uma Missão Médica.
Cessada a conflagração, em 1918, tomou parte, o Brasil, nos trabalhos da Conferência da Paz, no ano seguinte.
7 - NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1942-1945)
A neutralidade exemplarmente mantida pelo Brasil, em seguida à abertura do último conflito mundial, não pôde impedir, porém, que em atenção aos nossos compromissos de política continental, em janeiro de 1942,