ao valioso arquivo de autógrafos que possui o Sr. Francisco Marques dos Santos, membro do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Transmitindo a José Carlos Rodrigues, diretor do Jornal do Comércio, o gesto do ex-Imperador, de sua mesa de exilado brindando à Independência do Brasil, seria objetivo do aludido titular obter a publicidade do ato. Percorrendo-se entretanto, a coleção do velho órgão da imprensa carioca, não se encontra o respectivo telegrama, embora outros apareçam, em números do mesmo mês, dando notícias da saúde "do Sr. D. Pedro de Alcântara".
É o seguinte o texto do curioso documento:
"Vichy, 10 de Setembro de 1891.
Amigo Dr. José Carlos Rodrigues
Sua Majestade o Imperador no dia 7 do corrente convidou alguns Brasileiros que aqui se achavam para jantar em sua companhia, brindando ele com champanha à Independência do Brasil.
Aceite o Am.° de mim e de minha mulher nossos cumprimentos por ser
Seu Am.° mto. ob.°
Barão de São Joaquim"
Três meses depois, em modesto quarto de hotel parisiense, falecia aquele que por meio século superiormente dirigira os destinos do Brasil, impondo-se à admiração de patrícios e estrangeiros e tomando-se a mais notável figura da história nacional.