I
DO MORGADO DE MATEUS AO ACORDO
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Ainda que sejamos dos que aceitam, sem qualquer objeção, a tese de que o meio físico não tenha a propriedade de criar culturas, favorecendo apenas o desenvolvimento de certos traços e complexos culturais, modificando, transformando, acomodando aqueles que o homem, verdadeiro criador e único portador da cultura, para ele transporta, facilitando o desenvolvimento de uns e retardando o de outros como ainda provocando o aparecimento de novas maneiras de enfrentar as suas necessidades básicas e decorrentes - ou talvez por isso mesmo - não poderíamos deixar de chamar a atenção do leitor para as condições particularíssimas que, até certo limite, permitiram e favoreceram a diferenciação de duas sociedades, servidas por dois tipos culturais historicamente admitidos como oriundos de um tronco básico, comum, e que se desenvolveram nas áreas geofisicamente diferenciadas de um espaço geográfico ao menos teoricamente aceito como politicamente configurado.
Não se pode, num trabalho como o presente, fugir ao esquema euclideano: - há de se focalizar os aspectos da cultura através do homem, seu portador, dentro do cenário em que se desenvolveu, sem esquecimento da