João Maria: interpretação da Campanha do Contestado

área geofísica sobre a qual ela incidiu e que determinou os caminhos da sua dinâmica.

Evitando descer a minúcias, preferimos, entretanto, a visão panorâmica do conjunto, ressaltando apenas um ou outro detalhe para facilitar a boa apreensão do assunto. No particular, nenhuma novidade traremos, baseando as nossas afirmações em trabalhos já divulgados e conhecidos.

2

O Estado de Santa Catarina, no espaço político administrativo que vem ocupando desde 1916, e que foi com pequenas alterações aquele que historicamente sempre pretendeu ocupar, é dividido em toda a sua extensão, de norte a sul, em duas regiões perfeita e nitidamente distintas: - a região litorânea, orla marítima, de grande comprimento e pouca profundidade, e a região planaltina, de grande profundidade e menor comprimento, com uma área superior a duas terças partes de todo o estado, atingindo a oeste os "espanhóis confinantes".

Esta divisão realiza-a a Serra Geral que, descendo de noroeste para sueste, vem até meia altura da linha norte-sul, para daí rumar no sentido nor-nordeste - su-sudoeste, indo perder-se no Rio Grande do Sul.

Tal configuração do terreno bastaria para dar à parte nordeste do estado uma acentuada profundidade, não fora a Serra do Mar que, entrando em Santa Catarina bastante próxima da costa, ao norte, se dirige ao encontro da Serra Geral, para com ela confundir-se, emitindo prolongamento na direção do litoral, prolongamentos que receberam denominações diversas, como Serras do Jaraguá, do Itajaí, de Tijucas e do Taboleiro.

A confluência dos dois sistemas orográficos e os referidos prolongamentos reduzem bastante a profundidade

João Maria: interpretação da Campanha do Contestado - Página 50 - Thumb Visualização
Formato
Texto