Capítulos da história social de São Paulo

particularistas, que mais tarde haveriam de destacá-lo no Mundo espanhol, ainda não se haviam acentuado com nitidez.(4) Nota do Autor.

Sua religião, seus costumes, sua estirpe racial, ainda eram os mesmos que os de Espanha. O fator geográfico não o distinguia numa unidade bem delimitada por acidentes bem marcados e de transposição difícil. Portugal não se localizava em uma região destacada. Apenas os seus rios terminavam no Atlântico, em seu território, depois de haverem nascido na Espanha. O clima se diferenciava ligeiramente do espanhol por ser mais quente e marítimo, enquanto que o da Espanha era continental e de altitude.

Apenas o seu idioma diversificava e paulatinamente evoluía para uma independência completa, mas ainda não havia recebido o batismo de uma literatura própria. Isso tudo iria acontecer com os monarcas Aviz que, se empenhando na maravilhosa epopeia das descobertas marítimas, iriam dar alma, idealismo, vida e mentalidade à pátria portuguesa que só então nascia.

Só então, Portugal, com a evolução de sua velha mentalidade agrícola-religiosa-guerreira-continental para mercantil-marítima-utilitária, havia, também, transformado os alicerces morais e intelectuais de seu povo(5) Nota do Autor.

Capítulos da história social de São Paulo - Página 24 - Thumb Visualização
Formato
Texto